Plano ambulatorial ou hospitalar? Qual escolher?

Plano ambulatorial, hospitalar ou ambulatorial e hospitalar? A ANS(Agência Nacional de Saúde Suplementar), que regula e fiscaliza os planos de saúde e dental, fez um vídeo bem legal explicando as diferenças de planos existentes no mercado.

Principalmente na hora de escolher um plano de saúde, é importante buscar o máximo de informações possíveis porque existem alguns tipos de planos e cada pessoa tem uma necessidade. Entender como cada um funciona ajuda muito a optar pelo plano que mais se assemelha ao que precisa e a possibilidade de ficar mais satisfeito com o plano adquirido.

Para cada tipo de plano, valor diferente. Hospitais, laboratórios, clínicas e médicos podem ser oferecidos em planos mais caros; quanto mais hospitais, laboratórios e clínicas disponíveis no plano escolhido, mais caro ele fica; entre outros fatores como plano sem coparticipação e com coparticipação. Plano com coparticipação, além da mensalidade, é cobrada uma taxa a todo procedimento coberto pelo plano que foi utilizado. Este tipo de plano, geralmente, é mais barato se comparado ao plano sem coparticipação, mas deve ser adquirido com cautela porque no mês que utilizar qualquer procedimento coberto pelo plano a mensalidade virá mais cara. Peça ajuda ao corretor e faça as contas! Muitas vezes o plano com coparticipação chega a ser uma ótima opção para quem tem o controle das suas contas e quer economizar um pouco.

Voltando ao assunto tipos de planos, veja abaixo a explicação da ANS para os tipos de planos existentes:

Veja um resuminho que transcrevi:

Plano Ambulatorial – plano que cobre consultas, exames e terapias.

Plano Hospitalar – plano que cobre internação.

Plano Ambulatorial + Hospitalar – este tipo de plano pode ser com ou sem obstetrícia.

Plano Referência – plano que cobre consultas, exames, terapias, internação, partos e acomodação em enfermaria com cobertura integral(ambulatorial e hospitalar) nos casos de urgência e emergência, após 24 horas de vigência do plano.

Os planos odontológicos, assim como os de saúde, podem ser:

Individual ou familiar – se contratado por pessoa física ou, no caso de grupo familiar, que esteja dentro do grau de parentesco permitido.

Empresarial – se for contratado por uma empresa ou empresário individual.

Coletivo por adesão – se for contratado por um sindicato ou associação.

Cabe eu explicar que o Plano Ambulatorial + Hospitalar é a junção dos dois tipos de planos explicados anteriormente, ou seja, é o chamado “plano completo”: cobre consultas, exames, terapias, internação, partos(se estiver opção de obstetrícia) e acomodação em enfermaria com cobertura integral(ambulatorial e hospitalar) nos casos de urgência e emergência.